assessoria-juridica

03 Sinais de que chegou a hora de investir em assessoria jurídica

 


 

No Brasil, são criadas anualmente mais de 1 milhão de novas empresas, pequenas e médias. Um número que coloca o Brasil entre os países que mais empreendem no mundo, mas há um aspecto negativo neste cenário. Isso porque, grande parte, cerca de 25%, encerra suas atividades após 2 anos apenas. Para tanto, é preciso entender as razões pelas quais as empresas fecham tão rapidamente.

 

O estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou os motivos para o fechamento e, entre os principais, está o baixo nível de gestão empresarial.

 

A Gestão empresarial engloba diversos fatores como, por exemplo, domínio do nicho de mercado, gestão financeira, gestão de pessoas e conhecimento sobre as regras e leis vigentes e sua correta aplicação

 

Nota-se que, além de outros fatores, o desconhecimento das regras e leis vigentes, em especial aquelas relacionadas as áreas trabalhistas e tributárias, pode acarretar significativo aumento do passivo de uma empresa e, por consequência, inviabilizar a vida do negócio.

 

A atenção aos detalhes é a chave para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho. Toda situação denota sinais que não podem ser ignorados caso seja sua intenção crescer sem nenhuma dor de cabeça na área jurídica.

 

Atenção a estes sinais:

01 – Alteração contínua da legislação que implica na mudança procedimental da empresa

 

Em outros artigos deste blog, comentamos as diversas alterações pelas quais as leis brasileiras passam atualmente. Dentre uma das principais mudanças da atualidade está a Reforma Trabalhista e seus vários pontos de mudança na relação entre empregador e empregado.

 

Entre as principais alterações estão os novos modelos de rescisão de trabalho,  terceirização, indenização por danos morais, demissão por justa causa, salários, regimes de banco de horas e horas extras, dentre outros.

 

Essas e muitas outras atualizações, se não aplicadas corretamente, implicam no aumento de passivo e, até mesmo, autuações pela Administração Pública por meio de seus agentes de fiscalização.

 

02 – Planejamento empresarial para melhor aplicação da legislação

 

Indiscutivelmente, contratos são mais seguros quando firmados na presença de um advogado. Isso porque, mencionado profissional tem aptidão para assessorar, planejar e redigir o texto para que as partes envolvidas não tenham surpresas durante a execução das obrigações assumidas.

 

É não é só, pois o advogado é o profissional competente para analisar a legislação a ser aplicada em cada caso. Lembramos que a aplicação incorreta da legislação em contratos pode acarretar danos financeiros e estruturais.

 

03 – Dívidas atrasadas e suas implicações

 

Ainda quando as empresas estão em dificuldades financeiras, o profissional do direito pode contribuir para garantir a recuperação da empresa por meio da revisão de contratos, negociação de dívidas e encargos legais/contratuais, planejamento trabalhista e tributário, dentre outros.

 

Conforme pode se verificar, a contratação de uma assessoria jurídica por empresas é essencial para evitar aumento de passivo e, por consequência, e seu encerramento precoce.

 

Nesses, e em outros casos, conte com o escritório de advocacia Moura Bonato Sociedade de Advogados que tem, por meio do seu corpo jurídico multidisciplinar,  capacidade para desenvolver soluções concretas e objetivas para atendimento das demandas.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close